terça-feira, 24 de setembro de 2013

Construindo um Império - Da Vinci

Resumo:

 Uma das principais construções de engenharia durante o Renascimento foi a de túneis subterrâneos, que tinha como objetivo principal, o de levar água para ás regiões mais necessitadas de Siena. No entanto, Siena foi terrivelmente atacada pela Peste Negra e teve milhões de pessoas mortas, quase 60% de sua população. Com isso, Siena perdeu seu lugar para a rival Florença, que trouxe até então um novo pensamento, a ''Renascença'', que significava para eles um novo nascimento. Florença ficou conhecida pelas suas construções, e uma das mais importantes foi a Catedral Santa Maria Del Flore, mais conhecida como a Catedral de Florença, e que foi finalizada por Fillippo Brunelleschi, um revolucionário da arquitetura, que foi contratado para construir um enorme domo para essa capela e se tornou um transformador do modo de ver as artes.
 As ideias de Brunelleschi eram inovadoras, porém, as autoridades decidiram que ele somente iria construir juntamente com Lorenzo Ghiberti (arquiteto), que futuramente foi afastado desse cargo, por uma ''cova'' que o próprio Brunelleschi cavou pra ele.
 Brunelleschi foi também o grande inventor das máquinas que levavam as peças pesadas até o local onde seriam colocadas na construção do domo. Ele também partiu para um novo pensamento na engenharia, usada até hoje, ''a perspectiva de um ponto de fuga'', onde ele criou vários projetos e ideias, claramente expostas em desenhos e cálculos.
 Pio II decidiu que fosse feita uma mudança radical em sua cidade natal, torna-la uma cidade planejada. Com o incentivo do Papa Sixto V, a cidade foi reurbanizada. Muitos artistas e mecenas saíram de Florença e isso ajudou no desenvolvimento da Roma Renascentista. Ele também queria que a cidade disseminasse a cultura e arte, por isso mandou construir monumentos históricos por toda parte, como o caso do Obelisco do Egito. Em época de expansão territorial, os soldados romanos os tinham como trófeis. O único problema era transportar os obeliscos de lugares e por isso contou com a genialidade de Domenico Fontana, que resolveu esse problema imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário