segunda-feira, 23 de março de 2015

Conforto Acústico na Arquitetura

Conforto acústico no projeto

É quando nos preocupamos com as condições acústicas externas e internas do edifício projetado. Dependendo do uso que será dado à edificação, esta poderá ser fonte de ruído para o entorno ou ficar fragilizada por sua interferência.


1 - De forma sucinta, relate, de acordo com sua opinião, o que vem a ser acústica arquitetônica?
R = Acústica Arquitetônica é a arte e a ciência de promover tratamentos adequados das edificações a título de se obter isolamentos convenientes e proporcionar boas condições de audibilidade.
Estas questões se baseiam no conhecimento dos princípios universais de comportamento dos materiais utilizados, os quais, sob nenhum pretexto, podem ser definidos exclusivamente em função dos aspectos plásticos.

2 - Quais são as principais características da acústica, focando os pontos positivos e negativos de sua incidência no espaço construído.
R = Considerando que em acústica cada caso é um caso, a técnica a utilizar em igrejas e auditórios tem princípios básicos similares.
Uma acústica e/ou sonorização errada inevitavelmente provocarão cansaço e desconforto no público.
Uma boa acústica e sonorização na medida certa trarão agrado e confortabilidade no público, com a evidente realização e satisfação dos oradores. 

3 - Qual a importância de seu controle, com relação a projetos arquitetônicos? 
R = Atualmente, a preocupação acústica não é apenas uma questão de condicionamento acústico do ambiente, mas também de controle de ruído e preservação da qualidade ambiental. A questão da acústica urbana passou a ter mais importância do que até então, pois o número de fontes produtoras de ruídos é cada vez maior, e as consequências desses ruídos para o homem são cada vez mais prejudiciais. 

4 - De todos os conceitos relacionados a acústica, o termo ''som'' é o mais citado na necessidade de controla-lo, amplia-lo ou extingui-lo. Portanto, de acordo com bibliografias pertinentes ao tema, definam de forma sucinta, o que vem a ser o som e quais são as suas principais características?
R = O som é toda vibração ou onda mecânica gerada por um corpo vibrante, passível de ser detectada pelo ouvido humano. A partir da fonte, o som se propaga em todas as direções, segundo uma esfera. Entretanto, dependendo da fonte sonora, pode haver uma maior concentração de energia em um determinado sentido evidenciando-se assim seu direcionamento. O som requer um meio qualquer para se propagar (sólido, líquido ou gasoso). Dessa forma, pode-se concluir que o som não se propaga no vácuo. 

5 - Ondas sonoras são elementos responsáveis pela existência e propagação do som. Diante de sua importância, escreva qual sua principal definição física de acordo com SOUZA, ALMEIDA, BRAGANÇA (2006). 
R = São os resultados das oscilações de moléculas do meio de propagação, em torno de suas posições de equilíbrio. A título exclusivo de fácil compreensão do fenômeno, a água superficial de uma lagoa (meio elástico) quando excitada, gera ondas: espaços de pressão e depressão (energia cinética) passando por uma região de referência (energia potencial). 


REFERÊNCIA DE CONSULTA: 

SOUZA, L.C.L.; M.G.; BRAGANÇA, L. Bê-á-bá da Acústica Arquitetônica: ouvindo a arquitetura. São Carlos: EdUfCar, 2006, 149p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário